SteamOS é o sistema operacional da Valve, baseado no Linux e focado em rodar jogos. Ele deve embarcar nas Steam Machines, as máquinas fabricadas por parceiras da Valve e que pretendem fazer frente a consoles e PCs na hora da jogatina.
O sistema aqui ainda está em fase Beta, mas já pode ser testado por qualquer um disposto a baixar a instalar esta “distribuição de Linux” bastante alardeada nos últimos tempos. O arquivo que você faz o download é um pacote ZIP de quase 1 GB, que deve ser descompactado e enviado para um pendrive formatado em FAT-32.
Depois, basta espetar o dispositivo em sua máquina e reiniciá-la para começar a instalação. Quem já fez instalações de distribuições Linux não deve encontrar dificuldades, pois o processo é bem semelhante por aqui.
Atenção!
No FAQ no qual reponde a uma série de questões básicas sobre o seu produto, a Valve deixa claro que a instalação do SteamOS em seu disco rígido vai apagar completamente todo o conteúdo dele. Então, esteja ciente disso e caso não tenha ideia como fazer a instalação sem perder seus dados, não faça (ou faça por sua conta e risco).
Sistema operacional do Steam
SteamOS é o Steam que você já conhece e muito mais. Além de colocar você em contato direto com os jogos existentes em sua conta, ele oferece muito mais do que o cliente da plataforma o faz atualmente. É possível iniciar os jogos no seu computador atual, PC ou Mac, e enviar para a televisão por meio do SteamOS usando sua rede de internet para isso.
O sistema ainda oferece perfis diferentes para você compartilhar seu SteamOS com outras pessoas sem qualquer confusão. Assim é possível que cada um tenha seu próprio rol de conquistas, bem como configurações e progressos de jogo salvos de modo individual, sem nenhum tipo de confusão.
No mais, tudo aquilo que você encontra no Steam também estará por aqui: amigos, mensagens privadas, sistema de conquistas, salvar jogos na nuvem, promoções, bundles e muito mais.
SteamOS Beta